Perfil Consumidor - Mídias Sociais


Troca de informação e posteriormente a comunicação foram as principais funções da internet desde sua invenção (Internet - História), ainda hoje é o que leva o usuário a se conectar.

A maneira como a comunicação e a "livre" troca de informações é feita muda a cada dia, novas ferramentas para gerenciar as informações e novos canais de comunicação, como as redes sociais possibilitam maior interação com o ambiente virtual. Tudo bem isso não é novidade, no entanto, essas ferramentas tem chamado cada vez mais a atenção das empresas reais, estas enxergam um potencial mercado e canal de publicidade.

O futurista GERD LEONHARD considerado pelo "Wall Street Journal" como um dos mais notáveis da área, informa sobre esse mercado em entrevista com a repórter Marina Lang da Folha Online:

"Para negócios, a mídia social é simplesmente uma Gestão de Relacionamento com o Cliente, isto é, a maioria do marketing, relações públicas e operações tradicionais desse serviço vão ser substituídas pela mídias sociais."

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A questão é, como direcionar a publicidade/marketing neste mercado? traçar um perfil de consumidor é possível?

Fernanda Fabian colaboradora do mídiaboom faz um prognóstico dessa relação entre mídia social e potenciais consumidores:

"Hoje em dia não basta você categorizar pela idade, renda mensal, sexo ou cidade[...], Tanta ‘revolução’ pode gerar uma certa ‘crise’ para algumas empresas, marcas e criadores, já que não existe mais um perfil único, ele é totalmente mutável[...]"

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Tanto é importante está relação entre empresa e seus consumidores na web, que a Agência Frog, empresa de marketing digital criada em 2007, criou o "IMMS" (Índice de Marcas em Mídias Sociais), um indicador desenvolvido para mostrar o posicionamento de uma marca em relação aos concorrentes no Twitter, Orkut, YouTube...

No portal "Nós da Comunicação" o índice é melhor explicado:

“Medimos mensalmente o desempenho das empresas de acordo com a concorrência e o cenário do mercado. O IMMS calcula a presença das marcas nas mídias sociais, e nossa utilização é adaptada de acordo com o uso digital característico dos brasileiros”, explica Robert Rodrigues, gerente de mídias da Frog.

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Para terminar segue alguns links:

Lista de redes sociais no wiki, segura o queixo que a lista é enorme:

> confira

Aplicativo/Infográfico que mostra a divisão do mapa mundi por redes sociais muito interessante:

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